Circo da Ciência promove atividades de divulgação científica em espaços públicos de São Carlos

Nos dias 15 e 22 de outubro, o Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, com apoio do Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Materiais Vítreos (CeRTEV), do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) e diversos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET), realizam o Circo da Ciência. O evento faz parte das atividades que acontecem na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em todo o país e objetiva divulgar ciências – como Química, Física, Matemática, Biologia e outras relacionadas às engenharias – de maneira atrativa ao público.

Segundo Karina Omuro Lupetti, diretora do Ouroboros, o intuito é trazer uma linguagem acessível e experimentos interativos para despertar interesse nos visitantes, incentivando-os a estudarem essas áreas como formação acadêmica. “Em Química, teremos experimentos com gases, coloides, polímeros, entre outros. Na área da Física, trazemos experimentos que envolvem eletricidade e magnetismo, bem como força e equilíbrio. A Matemática também é abordada no Circo da Ciência com a oferta de jogos, desafios e topografias. Ainda mostraremos propriedades e inovação do vidro, contação de história da área e sons vítreos”, enumera. O Circo da Ciência também oferece uma feira de ciências na escola EEI Sebastião de Oliveira Rocha. Os alunos terão ainda a oportunidade de presenciar apresentações musicais do Grupo Ouroboros.

No dia 15 de outubro, o Circo da Ciência acontece na Estação Cultura (Praça Antônio Prado, s/n - Centro, São Carlos), entre 9 e 17 horas. A maioria das atividades é ininterrupta; apenas as duas contações de histórias – “Sai, Zika!” e “Histórias de Vidro em Quadrinhos” – se alternam de hora em hora, ocorrendo às 10, 11, 12, 14, 16 e 17 horas. Já o teatro de bonecos do Grupos Olhares-Ouroboros, intitulado “A verdade semeada”, acontece às 15 horas. No dia 22 de outubro, as iniciativas são realizadas no Passeio São Carlos (Avenida Dr. Francisco Pereira Lopes, 1.701 – Parque Santa Mônica, São Carlos), entre 10 e 19 horas, com todas as atividades já mencionadas. Também haverá, neste dia, a apresentação de instrumentos de vidro.

Para Karina, a participação da UFSCar com o Circo da Ciência na SNCT é benéfica e essencial ao público e também aos alunos organizadores. “A SNCT é um evento anual que promove a divulgação científica para o público em geral, possibilitando que o conhecimento gerado na universidade seja compartilhado com a população, que muitas vezes nem pensa na possibilidade de estudar na UFSCar ou outra instituição. Informar, entreter e promover esse diálogo com o público externo é um exercício incrível de didática – tanto para os alunos e monitores que participam das mediações, como para os visitantes. Nesse sentido, ter a oportunidade de trazer o Circo da Ciência no escopo da SNCT ajuda a tornar as ciências mais acessíveis e promover esse processo de popularização científica, o que é o grande ganho do evento”, finaliza. Todas as ações da SNCT podem ser acessadas em semanact.mcti.gov.br.

As atividades do Circo da Ciência são gratuitas, abertas a todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook, pelo telefone (16) 3351-8059 ou pelo e-mail circodaciencia2016@gmail.com.