UFSCar promove capacitação para alunos e profissionais da área da Saúde

A campanha “UFSCar Contra Aedes” – que apoia o Ministério da Educação na mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti – programou uma palestra para estudantes dos cursos de Saúde da Universidade que atuam como estagiários nas unidades de saúde do Município. A iniciativa também é aberta para profissionais de saúde da Universidade e para os que atuam na rede municipal. A atividade acontece no dia 10 de março, às 10 horas, no Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar.

A palestra será ministrada pelo professor Bernardino Geraldo Alves Souto, do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, e trará informações atualizadas sobre doenças como Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti. “Há muitos casos novos e a palestra visa compartilhar os últimos conhecimentos com os participantes”, explica Bernardino, que abordou o mesmo tema no dia 26/2 para 250 profissionais do Mais Médicos que trabalham em 130 municípios da região.

“É fundamental capacitar os nossos estagiários porque eles são agentes multiplicadores dentro do serviço de saúde de São Carlos”, salienta Jamile Bussadori, docente do Departamento de Enfermagem (DENF) e uma das organizadoras da atividade.

A atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.