UFSCar promove treinamento para funcionários da limpeza sobre ações de combate ao mosquito

No dia 12 de abril, o Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA) da UFSCar, juntamente com o Departamento de Gestão e Resíduos (DeGR), promoveu treinamento e sensibilização junto aos funcionários terceirizados do setor de limpeza no Campus São Carlos da UFSCar. Os temas abordados envolveram coleta seletiva, separação e destinação dos recicláveis na UFSCar e questões especificamente relacionadas às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

O treinamento foi ministrado pela professora Liane Biehl Printes, do DeAEA, e também contou com a participação da química do DeGR, Ana Marta Machado; e de Pedro Luiz de Luccas, da Divisão de Planejamento e Gestão Ambiental. O encontro aconteceu no Anfiteatro Bento Prado Júnior, área Norte do Campus São Carlos da Universidade, e inseriu neste ano o tema da Campanha “UFSCar contra Aedes”. Além de mostrar reportagens sobre o acúmulo de lixo e sua relação com a proliferação do Aedes aegypti, o evento também mostrou vídeos dinâmicos sobre o mosquito e as doenças a ele associadas – dengue, zika, chikungunya e febre amarela, suas fases, proliferação e suas formas de combate.

Segundo a professora Liane, o treinamento propiciou a troca de informações entre os funcionários. “Foram reforçadas ações como retirada correta do lixo e seus locais de armazenamento, a importância de se entregar o material para a cooperativa e da separação de lixo adequadamente – inclusive por todos no Campus. Também foi frisada a importância do armazenamento dos resíduos de forma a evitar que sejam locais de armazenamento de água para evitarmos a proliferação do Aedes aegypti”, ressalta Liane. “Foi um momento de conscientização e muito produtivo”, analisa.

Para Ana Marta, o evento foi importante para envolver os funcionários na questão relacionada à coleta seletiva na UFSCar e para terem atenção redobrada com pontos mais suscetíveis ao acúmulo de água, que podem servir de criadouros do mosquito. “É importante que elas mantenham a atenção com lugares que possam acumular essa água parada e que observem locais que, mesmo que não possam intervir diretamente, possam informar aos responsáveis para tomar as devidas providências”, alerta.

A Campanha “UFSCar contra Aedes” envolve ações em curto, médio e longo prazos em diferentes frentes, envolvendo desde as orientações para combate aos criadouros do mosquito até a produção e o compartilhamento de conhecimento científico relacionado. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas neste site.